Como saber o tom certo da base: 4 dicas para não errar nunca mais!

Na hora de comprar a base você sempre fica na dúvida e com medo de errar o tom? Se a sua resposta foi sim eu trouxe para você 4 dicas super úteis que vão te ajudar a como saber o tom certo da base e não correr o risco de errar nunca mais!

Quem nunca errou o tom na hora de comprar a base? Isso é super comum e são vários os fatores que influenciam para que isso aconteça. 

Se você não passou pelo caótico momento de colocar a base no rosto e ver que o tom estava errado, não sabe o que é desespero hahaha.

Mas falando bem sério, errar na cor da base é a coisa mais comum do mundo até para quem tem muito conhecimento sobre maquiagem.

Isso acontece porque cada marca tem sua cartela de cores, umas com maior quantidade, outras com menos, o que não nos permite criar um certo padrão para a escolha da cor certa.

Então, pra te ajudar nessa missão, eu separei 4 dicas simples, que são super importantes para você escolher o tom certo da base.

Melhores Bases para você

ImagemProdutoFeaturesPreço
Base Mate Boca Rosa, 02 Ana, Payot, 30 ml (Pacote de 1)

Base Mate Boca Rosa, 02 Ana, Payot, 30 ml (Pacote de 1)

Ver na Amazon
MM BASE COVER UP 05!

MM BASE COVER UP 05!

Ver na Amazon
Eudora Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow Cor 05 30ml

Eudora Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow Cor 05 30ml

Ver na Amazon

1º: Descubra qual é o seu subtom

Se você ainda tem dificuldade de identificar ou não sabe o que é subtom, vou explicar de uma forma mais resumida: subtom é a cor de fundo da nossa pele, a que fica na parte da derme.

Existem 4 subtons: frio, quente, neutro e oliva. Uma forma super fácil e rápida de você identificar qual é o seu subtom é olhando as suas veias, pode ser as do pulso mesmo.

Caso elas sejam azuis, seu subtom é frio. Se for verde, é quente. Se possui as duas cores o seu subtom é neutro. 

Para o subtom oliva, tente observar a pele do rosto sem influência de qualquer objeto com cor, você notará que a pele terá um fundo esverdeado

Para exemplificar, eu trouxe a base BT Skin, da linha Bruna Tavares, que possui 30 tons disponíveis, divididos entre os 4 subtons.

como escolher o tom da base
Foto: Instagram Linha BT Skin

Essa imagem é só um exemplo para ficar mais fácil de visualizar.

2º: Dicas na hora de escolher o tom

Aqui a dica é super simples: sempre experimente a base no seu rosto, entre o maxilar e o pescoço. É super comum ver pessoas testando a base no pulso, na mão. Jamais faça isso.

A primeira coisa que devemos pensar é: temos que igualar a cor do nosso rosto com a do nosso colo. Afinal, ninguém quer sair por aí com o rosto de uma cor e o pescoço de outro, né? 

Há quem compre a cor da base se baseando somente no rosto, sem descer para o pescoço, e olha, isso pode dar muito errado, afinal, a cor dessas duas partes do corpo pode não ser a mesma.

Veja também a homenagem que Gloria Groove, faz para Marilia Mendonça.

3º: Sempre aguarde uns minutinhos após aplicar a base

Cada marca possui uma performance diferente no que diz respeito a chamada “oxidação” da base depois de aplicada.

Toda vez que for testar uma base, aguarde uns minutinhos para ver qual cor ela ficou depois de seca na pele. 

Veja também quais são os formatos de lábios mais comuns e como destacá-los na maquiagem.

4º: Busque sempre a luz mais natural possível

Eu sei que nem sempre isso vai ser possível, pois muitas lojas não tem entrada de luz natural ou possuem luzes ou muito brancas ou muito amarelas.

E isso poderá afetar na hora do teste com a base. Se for possível, veja como ela ficou depois de aplicada em mais de um tipo de luz.

Então é isso… errar o tom da base faz parte da vida das pessoas apaixonadas por maquiagem, né? Mas depois dessas dicas eu tenho certeza que a escolha ficará muito mais fácil!

Agora, me conta aqui: você já comprou alguma base que estava longe de ser a cor certa e não sabia o que fazer com ela?

Resenha de qual a melhor base para você, matte ou hidratante?

Deixe um comentário