No mundo natural do cabelo, em particular, a argila bentonita é considerada um clarificador confiável que extrai impurezas, enquanto oferece redução de micróbios e caspa, o que é bastante semelhante aos resultados observados quando a argila é aplicada na pele.
Então, se você gosta de usar tratamentos naturais para os fios, continua lendo para descobrir o que a argila bentonita pode fazer por eles.
O que é argila bentonita?
Uma substância espessa e semelhante a lama, a argila bentonítica é derivada de cinzas vulcânicas em depósitos de rochas profundas do grupo esmectita. Tem a maior absorção de óleo e é muito flexível e macia. Tem sido um ingrediente útil ao longo da história por ser uma argila de filossilicato de alumínio absorvente.
Em palavras mais simples, ela pode se livrar de toxinas com carga negativa, seja por meio de aplicações internas ou externas.
Veja algumas ideias incríveis para se inspirar de cabelo marrom chocolate.
Benefícios da argila bentonita em cabelos naturais
Quando se trata de cabelo, a argila bentonita tem sido usada no Irã e em outros lugares ao redor do mundo como um limpador e amaciante de clarificação profunda.
Dito isso, conheça 4 dos benefícios mais famosos desse componente natural:
Hidrata o cabelo e o couro cabeludo
Ajuda com couro cabeludo seco, irritado ou descamado, além de condições como psoríase e dermatite seborreica. A argila bentonítica tem a capacidade de clarear sem ressecar o couro cabeludo. Também pode criar uma barreira protetora ou ajudar a curar pequenas feridas, para que você possa sentir um pouco de alívio da coceira.
Elimina a caspa
De acordo com Ava Shamban, MD, dermatologista certificada pelo conselho especializado em vários tratamentos de pele, a argila bentonítica é carregada negativamente.
Portanto, atrai íons positivos nos produtos, levantando e removendo detritos do couro cabeludo e dos cabelos. É altamente benéfico na eliminação da caspa e também é antimicrobiano, antibacteriano e antifúngico.
Fortalece o folículo piloso
Além de tudo isso, esse componente também mantém os folículos limpos e claros enquanto constrói a força e a vitalidade do cabelo, para eliminar a quebra e apoiar o crescimento contínuo de fios saudáveis, grossos e mais vibrantes.
Controla o frizz
De acordo com Shamban, esse tipo de argila pode ajudar a controlar o frizz. O ingrediente beneficia quem tem cabelos cacheados, pois eles tem uma composição diferente e é mais delicado e mais suscetível à quebra.
Como usá-la no cabelo
Sua máscara capilar pode ser feita e ativada com água pura. Você também pode adicionar óleos opcionais ou outros ingredientes com propriedades hidratantes ou calmantes. Seja qual for a sua escolha, apenas certifique-se de que seus ingredientes adicionais são seguros para os cabelos.
Passo a passo
1. Meça e despeje sua argila na tigela
2. Se estiver usando óleos, adicione-o ao pó e misture
3. Se estiver usando vinagre de maçã, adicione-o à mistura
4. Deixe a mistura arejar por 10 a 15 segundos
5. Adicione a quantidade necessária de água que sua máscara exige
6. Mexa vigorosamente até ficar com a consistência de iogurte grego
Quando sua máscara estiver pronta, aplique-a no cabelo em seções. Isso pode ser feito com ele limpo, úmido ou molhado, mas a parte mais importante é que você distribua uniformemente em todo o cabelo. Manter um borrifador com água à mão permitirá que você molhe qualquer seção que possa secar antes de terminar de trabalhar a máscara.
Quando o cabelo estiver totalmente revestido, você pode deixá-lo como está ou cobrir com uma touca de plástico para prender o calor e obter uma penetração extra. Em seguida, espere cerca de 25 minutos antes de prosseguir para a próxima etapa.
Por fim, você pode lavar e condicionar seu cabelo como faria normalmente após o término do tratamento.
Mas, atenção: se você tiver propensão a ter alguma irritação, não deixe de consultar seu médico dermatologista!
E então, você já ouviu falar nesse tipo de argila?