Dê uma olhada em suas unhas. Eles são fortes e com aparência saudável? Ou você vê sulcos, amassados ou áreas de cores ou formas incomuns? Muitas condições indesejáveis podem ser evitadas através do cuidado adequado com ela.
Então, continua nesse artigo e confira tudo que você precisa saber para ter unhas bonitas e saudáveis.
Como saber se nossas unhas estão saudáveis?
Nossas unhas são compostas por camadas laminadas de uma proteína chamada queratina e crescem a partir da área na base da unha sob a cutícula. Uma unha saudável é lisa, sem buracos ou sulcos. Assim, elas são uniformes em cor e consistência e livres de manchas ou descoloração.
Às vezes, as unhas desenvolvem sulcos verticais inofensivos que vão da cutícula até a ponta da unha. As cristas verticais tendem a se tornar mais proeminentes com a idade. Além disso, elas também podem desenvolver linhas brancas ou manchas devido a lesões.
Nem todas as condições das unhas são normais, no entanto. Consulte o seu médico ou dermatologista se notar:
- Alterações na cor, bem como descoloração de toda ou uma faixa escura
- Mudanças na forma, como por exemplo, unhas enroladas
- Afinamento ou espessamento
- Separação da unha da pele circundante
- Sangramento ao redor das unhas
- Inchaço ou dor ao redor das unhas
Conheça as unhas espelhadas e o por que estão em toda parte e você precisa experimentar.
Veja também:
-
Como cuidar da beleza no dia a dia com dicas simples e que funcionam
-
Inspirações de beleza e unhas que combinam com qualquer estilo
-
Rotina de beleza leve e prática: o que realmente faz diferença
Cuidados com as unhas: o que fazer e o que não fazer
Para mantê-las com a melhor aparência:
- Mantenha-as secas e limpas. Isso evita que as bactérias cresçam sob elas. O contato repetido ou prolongado com a água pode contribuir para rachar as unhas. Por isso, use luvas de borracha forradas de algodão ao lavar a louça, limpar ou usar produtos químicos agressivos.
- Pratique uma boa higiene. Use tesouras de manicure afiadas. Apare-as em linha reta, logo após arredonde as pontas em uma curva suave.
- Use hidratante. Ao usar loção para as mãos, esfregue a loção nas unhas e cutículas também.
- Aplique uma camada protetora. Aplicar um endurecedor pode ajudar a fortalece-las..
- Pergunte ao seu médico sobre biotina. Algumas pesquisas sugerem que o suplemento nutricional biotina pode ajudar a fortalecer quando estiverem fracas ou quebradiças.
Cuidados com as unhas: o que não fazer
Para evitar danos, não faça:
- Roer e cutucar as cutículas. Esses hábitos podem danificar o leito ungueal. Mesmo um pequeno corte ao lado da unha pode permitir que bactérias ou fungos entrem e causem uma infecção.
- Não corte demais. Você pode rasgar o tecido vivo junto com a unha. Em vez disso, corte-as cuidadosamente.
- Ignore os problemas. Se você tem um problema de unha que parece não desaparecer sozinho ou está associado a outros sinais e sintomas, consulte seu médico ou dermatologista para uma avaliação.
- Use produtos agressivos. Limite o uso de removedor de esmalte. Ao usar removedor de esmalte, opte por uma fórmula sem acetona.
E então, se quiser mais dicas sobre como estas, acesse a página inicial do nosso blog e confira todas os nossos artigos. Compartilhe seus looks de maquiagem favoritos conosco no Instagram @portalesteticaebeleza.
Descubra qual o melhor shampoo anticaspa do mercado no nosso site.