Se você olhar para o seu armário de produtos de beleza agora, é provável que encontre pelo menos alguns de cuidados com a pele à base de ingredientes que não são legais.
Você compra produtos baseados em ingredientes heróis vendidos a você por profissionais de marketing, mas você já parou para pensar o que não deveria estar em seus cuidados com a pele?
De forma alarmante, a lista é bastante longa. Então, decidimos listar alguns destes ingredientes presentes nos cosméticos mais comuns e que devem acionar os sinos de alerta na próxima vez que você estiver lendo seus rótulos de beleza.
Vamos lá?
Álcool
O álcool em seus cosméticos pode se referir ao etanol, metanol, álcool desnaturado ou álcool etílico e geralmente é encontrado em produtos como perfumes, adstringentes, loções, bem como cremes e séruns.
Quando usado em altas concentrações, o álcool pode causar ressecamento excessivo, descamação da pele e também corroer sua integridade estrutural. Também estimula a produção de óleo na pele, um motivo de preocupação para a pele propensa a acne.
Em vez disso, procure ingredientes como álcool cetearílico e álcool cetílico que são comparativamente mais suaves.
Saiba o que é o slugging, truque de cuidados faciais coreano que pode mudar sua pele.
Oxibenzona
Segundo dermatologistas, um dos ingredientes mais preocupantes encontrados em protetores solares é a oxibenzona, que é usada como filtro químico.
Quando absorvido pela pele, pode causar alergias e distúrbios hormonais. Dr. Yuti Nakhwa, dermatologista e fundadora da Elixir Skin and Hair Clinic aconselha particularmente manter as mulheres grávidas e crianças longe dela. “É melhor usar protetores solares minerais ou físicos, pois suas formulações contêm dióxido de titânio ou óxido de zinco que protegem você ao desviar a luz solar.”
Parabenos
Este é provavelmente o culpado mais comum de que você já ouviu falar, mesmo se você for um novato em beleza.
Simplificando, os parabenos são compostos sintéticos que são usados como conservantes para dar aos seus produtos uma vida útil mais longa.
Infelizmente, muito poucos cosméticos são privados deles e eles são encontrados em tudo, desde shampoos a géis de barbear, cremes a maquiagem e até mesmo em sua pasta de dente.
Segundo a Dra. Niketa Sonavane, dermatologista e fundadora da Ambrosia Aesthetics, enquanto os parabenos usados em cosmecêuticos estão em concentrações extremamente baixas, a absorção cumulativa aumenta com a exposição contínua a vários produtos ao longo do tempo.
Algumas alternativas mais seguras de acordo com o Dr. Nair incluem extratos de semente de toranja, alecrim e nim, óleos essenciais de tomilho, orégano e tea tree, fenoxietanol e sorbato de potássio.
Formaldeído
Embora você talvez esteja familiarizado com o formaldeído, muitas vezes ele pode passar despercebido nos rótulos de beleza, pois também é conhecido como formalina, glioxal e bronopol.
Este composto é comumente encontrado em esmaltes, cola para cílios, séruns capilares e bases. Você também provavelmente já ouviu o nome durante um trabalho de alisamento no salão.
Além de causar inflamação nos olhos, nariz e garganta, também está associada a chiado, náusea e irritação da pele.
Leia também: Qual o melhor perfume coffee feminino?
Talco
Qual é o alarde sobre o uso de talco? Bem, se o seu talco contém amianto, é bem preocupante. O talco é geralmente encontrado em maquiagem à base de pó, como sombras e blushes, por exemplo.
Alternativas mais seguras incluem amido derivado de milho, milho, araruta, tapioca, aveia ou bicarbonato de sódio.
Ftalatos
Os ftalatos são geralmente usados como agentes de ligação, solventes e conservantes em produtos como sprays de cabelo, perfumes, desodorantes, bem como shampoos, géis e loções.
Dr. Nair classifica isso como um produto químico perigoso, pois está ligado a problemas respiratórios, neurológicos, comportamentais e reprodutivos e sugere evitá-lo completamente.
Analisamos as melhores escovas secadora bivolt do mercado no nosso site.
Fragrâncias
Outro ingrediente que você precisa ter cuidado nos cosméticos são as fragrâncias, ainda mais se você é alguém que tem tendência a desenvolver alergias.
“O termo ‘fragrância’ é uma capa de invisibilidade para ingredientes potencialmente perigosos. Você não tem ideia do que está nele. Também pode conter ftalatos”, diz o Dr. Sonavane.
Sejam elas sintéticas ou naturais, as fragrâncias podem desencadear alergias, asma e erupções cutâneas.
Metais pesados
Muitas vezes, a maquiagem contém metais pesados como chumbo, mercúrio e zinco, que podem causar vários problemas de saúde. Eles podem ser encontrados em tudo, desde batons a delineadores e são eles que lhes dão aquele brilho metálico.
E então, você sabia que seus produtos de beleza podiam conter tantos ingredientes que fazem mal?
Saiba qual o secador de cabelo melhor custo beneficio do mercado no nosso site.