Seu cabelo é composto de proteína capilar, cerca de 95% dele, na verdade, compreende esse nutriente. É, literalmente, o que dá ao cabelo sua estrutura.
Assim como a proteína é fundamental para a construção de massa muscular, ela também fortalece o cabelo e dá um crescimento saudável.
É por isso que os especialistas são rápidos em recomendar uma dieta nutritiva e equilibrada para fios saudáveis, especialmente cheias de aminoácidos para fornecer os blocos de construção da queratina.
Por isso, enquanto você navega pelo corredor de cuidados com o cabelo, você pode encontrar produtos com queratina no rótulo.
Contudo, muitas vezes seu cabelo sofre com o excesso desse nutriente, um conceito conhecido como “sobrecarga de proteína”, que pode causar danos aos fios.
Então, vem saber tudo sobre a proteína capilar e descobrir que você precisa ou tem ela em excesso.
se inspire nos tons de cabelo marrom chocolate.
O que os produtos com infusão de proteínas fazem pelo cabelo?
Mais uma vez, seu cabelo é composto de cadeias de aminoácidos e, quando se tornam quebradiças, por conta da modelagem de calor, processamento químico e outros agressores físicos, os produtos com infusão de proteínas podem ajudar a reconstruir essas ligações, assim resultando em fios mais fortes, lisos e definidos.
“Não podemos recriar a proteína exata que está em nosso cabelo [com tópicos], mas proteínas sintéticas e de origem natural podem reparar e ficar no lugar como um band-aid”, explica o cabeleireiro Matt Newman, de Nova York.
Ao revestir os fios com esses ingredientes de construção de ligação, você os protege de mais quebras e fortalece sua capacidade de resistir aos estressores mencionados acima.
Adicionar proteína ao cabelo é uma ótima maneira de restaurar e nutrir os folículos capilares, promovendo a saúde do cabelo, protegendo os fios e ajudando a prevenir a quebra.
Embora os cuidados capilares com infusão de proteínas possam ajudar a reconstruir os laços quebrados e fortalecer suas madeixas, é possível exagerar.
Produtos de proteína e queratina são muito populares agora, mas muito de uma coisa boa pode deixar o equilíbrio proteína-umidade fora de controle.
É claro que cada cabelo tem necessidades diferentes: seu padrão de cachos, porosidade e hábitos de estilo podem afetar a quantidade de proteína e umidade que você deve incluir em sua rotina.
Aprenda a como recuperar o seu cabelo loiro danificado.
Como saber se seus fios está sobrecarregado de proteína?
Se o seu cabelo tem muita proteína, você pode esperar que a aparência e a textura dos fios pareçam secas, quebradiças e parecidas com palha.
As pontas duplas, emaranhados e falta de brilho também são indicativos de que seu cabelo pode ter muita proteína.
Portanto, você pode precisar se concentrar na umidade para nutrir as cutículas: Quando seu cabelo fica super embolado facilmente, é quando você sabe que precisa de um pouco de hidratação diária na rotina.
Como saber se seu cabelo precisa de mais proteína?
OK, acabamos de explicar que se o seu cabelo tem muita proteína, ele pode parecer seco, quebradiço e parecido com palha.
Mas se o seu cabelo não tem proteína suficiente ele também pode parecer seco, quebradiço e parecido com palha. É aqui que o equilíbrio proteína-umidade se torna confuso, pois ambas as extremidades do espectro podem levar à ruptura.
A falta de proteína pode afetar a elasticidade dos fios, então você pode fazer o “teste de estiramento”. Pegue uma mecha de cabelo de sua escova e puxe-a suavemente: Deve ter um pouco de elasticidade e deve resistir ao seu puxão.
Mas, se o cabelo instantaneamente se quebrar ao meio, isso é um sinal de que seus fios podem precisar de mais proteína.
Em um estado perfeito e equilibrado, o cabelo deve ter uma elasticidade suave e deve poder ser desembaraçado adequadamente sem quebrar.
Por fim, a proteína capilar é super importante para manter seu cabelo mais estruturado e saudável. Contudo, é importante ficar atento aos componentes de seus produtos.
Esse nutriente em excesso pode causar danos aos fios, como por exemplo ressecamento e até quebra.
Então, fique atenta aos produtos que usa, a textura de seus cabelos e se precisar, faça o teste de elasticidade.