5 erros que você pode estar cometendo ao usar sua chapinha

Os cabelos lisos ainda são os queridinhos de muitas mulheres e se você está nesse grupo e não abre mão de ter as madeixas esticadinhas, a chapinha provavelmente deve ser sua grande aliada.

Obviamente, hoje em dia, as escovas progressivas são indispensáveis para algumas mulheres, porém, há também aquelas que preferem não fazer uso dessa química e escolhem alisar os fios através de fontes de calor, como a chapinha.

Contudo, você sabia que antes de usar essa ferramenta você precisa tomar alguns cuidados para não detonar seu cabelo?

Pois é, há quem exponha os fios a altas temperaturas sem nenhuma preparação, o que pode causar diversos danos, muitas vezes irreversíveis, a fibra capilar.

Por isso, nesse artigo eu trouxe 5 erros que você pode estar cometendo ao usar a chapinha para alisar seus cabelos. Vamos conferir?

Não usar protetor térmico

Não haveria possibilidade de este erro estar em outra posição que não fosse a primeira. Isso porque ainda vemos muitas pessoas expondo os cabelos a altas temperaturas sem usar nenhum tipo de proteção nos fios.

Inclusive, isso é mais comum do que parece e só de pensar qualquer cabeleireiro já pira. Então, se você não sabe a importância do protetor térmico, vou te contar agora.

Esse produto tem a finalidade de criar uma película protetora em volta fio, evitando que as altas temperaturas atinjam a fibra capilar, reduzindo os danos causados por essa ferramenta.

Selecionamos as melhores maquiagens para pernas a prova dagua do mercado.

Colocar a chapinha na temperatura mais alta

Eu sei, esse erro aqui eu também cometi há pouquíssimo tempo. Eu realmente achava que deveria usar a chapinha na temperatura mais alta para dar conta de alisar meus fios que possuem ondas super marcadas.

Mas, se você também pensava assim eu tô aqui pra te dizer que isso não é necessário.

Primeiramente, para ajustar a temperatura certa na chapinha precisamos levar em consideração a espessura dos nossos fios.

Depois, devemos analisar se o cabelo está fragilizado devido a algum processo químico. Feito isso, saberemos qual a temperatura ideal para usarmos a piastra.

De maneira geral, o que os especialistas orientam é que a temperatura não ultrapasse os 200ºC, pois acima disso pode haver comprometimento da queratina, ocasionando na quebra dos fios.

Se o seu cabelo dor fino ou estiver fragilizado por algum procedimento químico, evite as temperaturas acima de 150ºC.

Recomendo que converse com seu cabeleireiro para que ele te oriente a melhor forma de usar essa ferramenta, a fim de minimizar os danos causados por ela.

Usar essa ferramenta no cabelo molhado

Aqui podemos lembrar do surto coletivo que foi quando surgiram as chapinhas que podiam ser usadas nos cabelos molhados.

É nessa horas que devemos agradecer aos céus por não termos ficados carecas rs…

Sabe quando você passa a prancha e sai aquela fumaça do cabelo? Pois então, é nessa hora que seu cabelo está sendo “frito” e a saúde dele está indo ralo a baixo.

O que acontece é que quando o fio úmido ou molhado entra em contato com altas temperaturas, a água presente evapora, deixando as madeixas ressecadas.

Descubra tudo sobre o perfume importado feminino doce mais top do mercado no nosso site.

Passar o chapinha muitas vezes na mesma mecha

Não caia nesse história de que quanto mais passadas de chapinha, mais liso ficará o cabelo. O uso excessivo dela pode fritar o cabelo ou pior ainda, causar a quebra dos fios que não aguentaram a aposição a altas temperaturas.

Dessa forma, quando for usa a piastra, dívida o cabelo em mechas finas e não deixe-a em contato direto com os fios por muito tempo.

Listamos para você as melhores chapinhas para uso doméstico de todos os tempos.

O modelo mais caro sem sempre será o melhor

O mais caro nem sempre será o melhor, então, se esse for um fator que você levou em consideração ao comprar sua chapinha, você pode ter gastado a toa.

Na hora de escolher qual comprar, leve em consideração se a placa é em cerâmica, pois esse material mantém a temperatura mais estável.

Procure também um aparelho que mostre a temperatura, a fim de que você possa controlá-la para não passar do limite recomendado.

Ademais, se oriente com seu cabeleireiro das características dos seus fios e busque os requisitos tecnologicos que realmente façam sentido pro seu cabelo.

Por fim, esses foram os 5 principais erros que as pessoas comentem ao usar a chapinha.

Agora que você leu esse artigo, tenho certeza que você não vai cometer nenhum dele, né?

Seu cabelo agradece! E, se você não abre mão de usar essa ferramenta, invista pesado nos cuidados com os fios a fim de minimizar os danos causados. Porém, fique atenta: o usou excessivo poderá causar danos irreversíveis!

E então, você já cometeu alguns desses erros? Compartilha esse artigo com uma amiga que precisa saber disso!

Leia também nosso post com a pomada para cabelo feminino mais top do mercado.

Deixe um comentário